Chegou a altura de fazer um ponto de situação no panorama da música portuguesa. Numa sociedade em que se consomem toneladas de estrangeirices à refeição, deixando o produto nacional para mera sobremesa, torna-se necessário perceber o que se passa com os gostos musicais dos portugueses.
É sabido que, além do "Pimba", da música de baile, de algum fado e de um número de artistas/bandas Pop-Rock que se conta pelos dedos das mãos, a música em Portugal nunca foi uma fonte de rendimento convidativa. Isto deve-se, não à falta de qualidade da música em si (que é e sempre será relativa), mas à preferência do público português pelo que vem lá de fora. Esgotamos Coliseus, Estádios e Pavilhões em concertos de U2, Beyoncé, Metallica, Tokio Hotel, Muse, etc., enquanto que a tarefa de encher o Santiago Alquimista ou outra sala de espectáculos de dimensões simpáticas numa actuação de Tiago Bettencourt, por exemplo, se aparenta hercúlea.
Faça-se agora uma comparação simples com "nuestros hermanos".
As estações de rádio espanholas passam uma média de 80% de música nacional.
As estações de rádio portuguesas são OBRIGADAS POR LEI a passar um mínimo de 25% de música nacional.
Pergunto eu: Até quando?
Até quando vamos dar prioridade à música estrangeira, só porque integra a banda sonora de filmes, de séries ou de novelas que nos bombardeiam a TV?
Até quando seremos capazes de fechar os olhos aos muitos artistas portugueses de valor que há por aí fora?
Até quando vamos contribuir para a descaracterização cultural do nosso povo, que teima em abandonar as raízes, porque são "parolas" e "foleiras"?
A produtora Flor Caveira tem apostado recentemente, e muito bem, em artistas portugueses. Trata-se de estilos alternativos, é certo, mas não deixa de ser, na minha opinião, uma aposta ganha. Sugiro que dêm um ouvido aos seguintes:
B Fachada, Samuel Úria, Pontos Negros, Diabo na Cruz, João Coração.
Depois digam-me o que acham.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O pessoal gosta é de música de Baile e... DJ!!!!!!
ResponderEliminarEstá aqui a prova:
http://www.youtube.com/watch?v=U8ANqB4ajMc